Abstract:
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Esta dissertação discute os reflexos das mudanças do mercado de trabalho para os sistemas de Ensino e para as Empresas, bem como o novo papel da educação frente às novas exigências sociotécnicas. Enfatiza-se a importância estratégica da educação e das parcerias, principalmente através de atividades de integração e cooperação Escola-Empresa-Comunidade. Discutimos o conceito de empregabilidade e suas implicações, o que revelou a necessidade de se desenvolver novos mecanismos e estratégias educativas com o objetivo de fornecer ao aluno o acesso à informação, elevar sua capacidade de pensar e de expressar-se, de resolver problemas e, principalmente, de ser capaz de perceber o seu próprio contexto e vincular-se com os outros. Pela pesquisa realizada junto aos alunos, ficou constatado a necessidade de aperfeiçoar e criar novos mecanismos no CEFET-PR, para que a Instituição de Ensino, em conjunto com as Empresas e a Comunidade em geral, venha a desenvolver uma nova relação social com os trabalhadores frente ao inevitável fenômeno da redução dos postos de trabalho. As transformações e mudanças de paradigmas não acontecem porém subitamente, mas sim formam-se aos poucos, e dependem das Instituições de Ensino, Empresas, Sociedade e Governo, na capacidade de reconhecê-las, de antecipar seu advento, de avaliar pró-ativamente seus impactos e elaborar respostas adaptativas |