Abstract:
|
Este estudo é fruto das inquietações e questionamentos advindos do distanciamento existente entre o Programa de Controle de Infecção Hospitalar (PCIH) e a comunidade hospitalar e do desejo nascido da necessidade de repensar o processo de trabalho em saúde. Baseia-se nos fundamentos epistemológicos do construtivismo, que reconhece que o conhecimento se desenvolve por meio de um processo de desconstrução, construção e reconstrução da teoria e prática. Ao reconhecermos as características das várias regiões do Estado de Santa Catarina, e na tentativa de descentralização desta pesquisa, optamos por identificar representantes de cada uma das oito macro-regiões para participarem do Grupo Criativo. A dinâmica do Grupo Criativo constituiu-se em um processo construtivo e constituitivo, no qual os conhecimentos e experiências tácitas socializadas e internalizadas tornaram-se explícitos, foram organizados em um trabalho de síntese, buscando ir ao alcance do objetivo geral desta tese qual seja: propor uma nova base filosófica e conceptual de aprendizado no trabalho, para a geração contínua de conhecimentos e práticas de controle de infecções hospitalares, centrado no construtivismo. Os pressupostos emergidos abrangem quatro aspectos fundamentais - a constituição do ser humano aprendente, a valorização das comunidades práticas e do processo de trabalho em saúde e a compreensão da instituição hospitalar como um sistema vivo. O reconhecimento do ser humano como ser-aprendente, ser-sujeito, ser-criativo, participante/integrante de um processo de elaboração e socialização do saber fundado na unidade entre trabalho-educação-criatividade, torna peculiar a base filosófica e conceptual construída e constituída pelo Grupo Criativo. Os conceitos chaves que emergiram foram os de: Ser Humano, Ética, Criatividade, Instituição Hospitalar, Processo de Trabalho em Saúde e Vida Cotidiana, constituindo uma referência político-epistemológica para a perspectiva construtivista e constituitiva para um modo de fazer o processo de controle das infecções hospitalares. Esta perspectiva parece poder contribuir para elevar o nível de desempenho da eficácia das ações de controle e prevenção das infecções hospitalares, já que o processo educativo que o permeia procura promover o pensamento crítico, a troca de idéias e a construção de conhecimento sobre o controle das infecções hospitalares. Em virtude do alto valor do ser humano neste processo, uma estrutura flexível e evolutiva é desejável, pois o compartilhamento e uso do conhecimento como fatores de motivação da criação é fundamental. Essa experiência traduziu-se em um processo de aprendizagem contínuo, que se concretizou quando o Grupo Criativo aprendeu a perceber e/ou reinterpretar as experiências presentes e passadas do processo de trabalho do PCIH, chegando a novas conclusões, assimilando, reorganizando conhecimentos socializados, até chegar ao estabelecimento de novas conexões que nos levaram a reconsiderar a cultura, a política, estrutura, premissas e valores do PCIH. Essa mudança diz respeito à nossa percepção da natureza, do ser humano, do processo de trabalho em saúde e, portanto também, à nossa percepção da instituição hospitalar. O mais importante é que a maioria de nós esteja e continue empenhada em criar, continuamente, a verdade, por meio do construir/desconstruir/reconstruir e constituir conhecimentos e práticas que promovam a melhoria do processo de prevenção e controle das infecções hospitalares. |