Abstract:
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A aliança estratégica do tipo joint venture se caracteriza pela união de duas ou mais empresas, que formam uma terceira instituição completamente independente. A globalização da economia tornou mais acessível a circulação de mercadorias entre diferentes regiões geográficas. A comunicação entre diferentes países é feita muito mais rápida. Bens e serviços de qualquer região do globo são consumidos por indivíduos de diferentes partes da terra. Isto tudo fez com que a competição seja feita a nível mundial. Nestas condições, apenas a manutenção do padrão competitivo pode garantir a permanência da empresa no mercado. Para tanto, investimentos em tecnologia permitem uma melhor qualidade do produto final e a racionalização da produção, obtendo-se ganho de produtividade. Juntas, através de alianças estratégicas, as empresas podem compensar suas forças e fraquezas. Cada empresa entra na aliança com o que tem de melhor, como tecnologia, conhecimento de mercado, canais de distribuição, reconhecimento de marca, permitindo um aumento de crédito junto a instituições financeiras e, principalmente, globalizar seu produto. Neste trabalho é abordado o processo de formação de uma joint venture, compreendendo a identificação da necessidade de sua formação, a busca e identificação do parceiro adequado, a transferência de tecnologia, sua negociação e contratação. Foram realizados três estudos de caso de formação de joint venture. Levantou-se os objetivos e estratégias que motivaram as empresas a realizar a joint venture, bem como quais destes objetivos foram alcançados. Foi feita ainda uma análise do desempenho econômico-financeiro de cada empresa resultante da aliança. |