Abstract:
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Planejar é buscar a formalização de um processo pelo qual se direcione as ações para que se possa atingir objetivos. O planejamento estratégico amplia um pouco mais o conceito do ato de planejar, pois leva em conta uma complexidade maior de fatores com mais parâmetros envolvidos. No planejamento estratégico, estão envolvidas a análise dos pontos fortes e fracos, que compõem, basicamente, a análise ambiental interna, e a análise das ameaças e oportunidades, que compõem a análise ambiental externa. Quando se sistematiza em uma organização, o ato de planejar de forma estratégica, está se propondo que, além de traçar metas, a organização interprete o cenário onde está inserida, com o uso de informações de si e de outros envolvidos no processo. O mercado é cada vez mais dinâmico e competitivo, exigindo que as organizações voltem-se para planejamento estratégico. Dentro do contexto educacional não é diferente. O número de instituições de ensino superior privadas no Brasil, vem crescendo muito, o que gera um ambiente de competitividade, fazendo com que as organizações educacionais tenham uma necessidade de interpretar o contexto no qual encontram-se inseridas. Neste trabalho, buscou-se apresentar os conceitos do planejamento estratégico, que tem, na sua maioria de fontes bibliográficas, uma abordagem predominantemente empresarial. E, fazer uma análise de algum modelos de abordagem, para que se pudesse propor um modelo de abordagem voltado para a aplicação em instituições de ensino superior privadas. Para iniciar um ensaio da possibilidade de aplicação, o roteiro de abordagem foi sugerido na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel - UNIVEL |