Abstract:
|
Neste trabalho, faz-se uma abordagem sobre o progresso vertiginoso das tecnologias da comunicação e da informação - TCIs, destacando-se as suas principais contribuições para a educação, principalmente para a Educação Profissional a Distância, à medida que essas tecnologias abrem um espaço de comunicação coletiva e interativa sem fronteiras e de dimensão planetária, cujo ponto fundamental é o de encorajar e apoiar novas práticas educativas democráticas.Essa pesquisa propõe estruturar um Modelo de Ambiente de Ensino-Aprendizagem Cooperativo e Autônomo, em Redes, mediado pelas tecnologias da Web, com a finalidade de dar suporte à oferta de cursos de Educação Profissional, na modalidade à distância, oferecendo ao aprendiz uma variedade de soluções personalizadas, a fim de que ele, possa fazer sua própria escolha do itinerário de formação profissional que deseja realizar, delineando-o de forma mais compatível com as suas reais necessidades, com os seus projetos pessoais e com o seu ritmo de aprendizagem, tendo em vista, principalmente, o alcance das competências almejadas.O modelo computacional de ensino-aprendizagem, em rede, proposto neste trabalho, está fundamentado numa concepção pedagogia, que tem como ponto focal a construção do conhecimento e as aprendizagens significativas, estas desenvolvidas através da prática da interdisciplinaridade e da pesquisa, porque as entendemos como eixo central da ação educativa, por ressaltarem a interatividade como elo condutor do aprender a aprender, e aprender a fazer e refazer, sempre em constante conectividade e mobilidade. |