Abstract:
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Apesar da diversidade e da complexidade do problema que se propõe a discutir neste trabalho, procura-se localizar a fonte do problema: por que o aluno do ensino superior, apesar de onze anos de estudos, tem tantas dificuldades ao escrever? Ainda, ao considerar texto como lugar de subjetividade e competência cognitiva como um saber fazer conceito, como auxiliar esses alunos a desenvolver a competência cognitiva? O objetivo desta pesquisa é elaborar uma metodologia para aprimorar a capacidade de escrita do aluno de graduação, mostrando uma síntese do processo de linguagem, pois acredita-se que o desvendamento do processo torna possível o planejamento de medidas adequadas, de base bem informada, bem fundamentada. Isso não significa desprezar as incursões no campo da Teoria Lingüística, presentes ao longo da pesquisa, mas principalmente ficar atento ao processo, através do qual produzir-se-á uma outra maneira, ou um outro complexo de práticas, para encaminhar o ensino da Língua Portuguesa em sala de aula. O leque de assuntos é necessariamente incompleto dada a complexidade e a riqueza do tema. Contudo, esta introdução abrange aspectos importantes que poderão ser aprofundados e relacionados aos tópicos da bibliografia complementar. Com relação à estrutura do trabalho, dar-se-á atenção não somente ao código lingüístico, mas sim aos processos de produção de texto. O objetivo geral do trabalho consta de um levantamento dos problemas de redação com uma apresentação de possíveis soluções, facilita o trabalho do profissional que irá orientar os alunos, oferecendo um material eficiente, atualizado às expectativas dos profissionais que trabalham com produção de textos. Os objetivos específicos constarão de dois momentos: o primeiro, mostrar que a competência de linguagem é formada por um conjunto de muitas competências. O segundo, verificar a importância da Cognição na Escola, através do desenvolvimento da competência cognitiva nesse conjunto, para auxiliar os alunos na produção textual. A análise de tratamento de dados neste trabalho, ao destacar a importância da linguagem escrita nas organizações escolares, extrapola-se o campo restrito do espaço reservado sobre a linguagem, faz-se uma síntese da competência de linguagem, no Capítulo 1, e outras selecionadas para a produção textual, enfatizando o campo da cognição. No Capítulo 2, tratar-se-á do referencial teórico. Busca-se, em seguida, reposicionar as competências da linguagem na escola, através das competência lingüística e competência textual, no Capítulo 3; competência argumentativa e competência discursiva, no Capítulo 4; competência cultural, no Capítulo 5 e, no Capítulo 6, discutir-se-á, a competência cognitiva enquanto suporte relacional, e todas ilustradas com exemplos do cotidiano nas escolas. |