Ferramentas virtuais na educação tecnológica a distância: um estudo de caso dos laborátorios virtuais e softwares de simulação

DSpace Repository

A- A A+

Ferramentas virtuais na educação tecnológica a distância: um estudo de caso dos laborátorios virtuais e softwares de simulação

Show full item record

Title: Ferramentas virtuais na educação tecnológica a distância: um estudo de caso dos laborátorios virtuais e softwares de simulação
Author: Mendes, Maurício Alves
Abstract: Esta dissertação tem como objetivo apresentar uma avaliação da aplicação dos laboratórios de experimentos tecnológicos virtuais e das principais ferramentas de simulação de ensaios tecnológicos aplicáveis, principalmente, no ensino a distância. Os estudos aqui apresentados introduzem, ainda, uma reflexão sobre a aplicabilidade das técnicas de simulação de experimentos na educação tecnológica em substituição aos experimentos com instrumentos e componentes reais, e sobre os cuidados a serem tomados no emprego destas ferramentas. A avaliação de softwares de simulação e realidade virtual é apresentada neste trabalho sob o ponto de vista do efeito cognitivo resultante de suas aplicações por estudantes em situações de experimentação de fenômenos científicos e tecnológicos. Com base nos resultados das avaliações efetuadas, esta pesquisa vem a justificar o planejamento de estratégias específicas e o emprego de metodologias de ensino adequadas ao utilizar-se cada tipo de ferramenta, concluindo a respeito da complementaridade entre as principais categorias de ferramentas virtuais existentes.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79854
Date: 2001


Files in this item

Files Size Format View
186174.pdf 3.690Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar