Abstract:
|
A discussão de assuntos concernentes às ações de responsabilidade social têm alcançado espaço nos meios empresariais não apenas como forma de substituição da participação do Estado em algumas das atividades sociais nas quais ele tem deixado de atuar ou têm diminuído esta atuação, mas pelos benefícios produzidos pelas mudanças de comportamento e assunção de novas habilidades pessoais e profissionais por aqueles que atuam em atividades sociais comunitárias, as quais produzem impactos positivos no gerenciamento consuetudinário das organizações. A complexidade do assunto, que apresenta significativa literatura no meio empresarial e na mídia atual, merece atenção com estudos mais aprofundados no âmbito acadêmico, fundamentalmente, quando se relaciona aos aspectos sócio-psicológicos que determinam as decisões acerca das ações de responsabilidade social. Ao se propor neste estudo, investigar, por intermédio de instrumentos específicos, junto ao ambiente organizacional, o entendimento de empresários acerca das ações de responsabilidade social e suas repercussões em âmbito pessoal, organizacional e comunitário, correlacionado-se com os estudos científicos pertinentes ao tema e presentes na literatura recorrente, pretende-se estabelecer outras considerações a respeito destes aspectos psicosociais. Desta maneira, busca-se cumprir com os propósitos principais desta pesquisa, isto é de apresentar ao universo acadêmico a contribuição decorrente dos resultados alcançados, ao tempo em que oportuniza o enriquecimento deste debate, produzindo-se parâmetros referenciais que visem contribuir com a sociedade e nas decisões empresariais acerca das ações de responsabilidade social. A primeira etapa da pesquisa apresenta considerações baseadas na investigação documental, abordando a exposição do assunto e a discussão do problema no contexto social atual. Na seqüência, por intermédio da pesquisa documental, permeia-se o estado da arte concernente ao tema, onde se busca explorar as diversas interpretações, versando aspectos das ações de responsabilidade social. Os procedimentos metodológicos aplicados norteiam a pesquisa em caráter qualitativo e tipificado com base em critérios exploratórios e descritivos. A obtenção dos dados, visando a exploração da realidade empírica, firma-se na utilização dos métodos da observação extensiva, por intermédio de interrogatório específico, complementando-se com procedimentos de observação direta intensiva e sistemática, com coleta de dados e examinando fatos ou fenômenos diretamente nas organizações investigadas. A amostra da pesquisa empírica fundamenta-se de forma intencional, com a escolha de empresas fornecedoras de alimentação coletiva, localizadas na Cidade de Curitiba, e região metropolitana, no Estado do Paraná. As características intrínsecas que sugerem a ocorrência de fatos ou fenômenos sobre o tema pesquisado junto à amostra, bem como a influência das ações sociais destas empresas sobre o ambiente externo com o qual elas se interagem, constituíram-se decisivos na escolha. A etapa conclusiva contempla a avaliação e apresentação gráfica, sobre o entendimento dos empresários acerca das ações de responsabilidade social e suas repercussões em âmbito pessoal, organizacional e comunitário, em função da compilação dos dados produzidos com a investigação da realidade empírica. Prosseguindo, a articulação destes dados com os resultados obtidos na investigação documental teórica permite apresentar a exposição dos dez pontos principais resultantes da pesquisa, segundo avaliação do pesquisador. Finalmente apresenta-se, sob o ponto de vista do pesquisador, as conclusões e recomendações decorrentes da análise universalizada da pesquisa ora apresentada. |