Avaliação de um ambiente computacional para o ensino de química no nível médio

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Avaliação de um ambiente computacional para o ensino de química no nível médio

Mostrar registro completo

Título: Avaliação de um ambiente computacional para o ensino de química no nível médio
Autor: Garcia, Edemir Feliciano
Resumo: O uso das novas tecnologias da informação e telecomunicações em muito poderá melhorar o ensino da Química no Nível Médio. A busca de metodologia que possa aprimorar os critérios para uso de Ambientes Computacionais é o principal objetivo deste trabalho. Partindo do levantamento bibliográfico do ensino desta disciplina e buscando as abordagens pedagógicas procurou-se levantar as expectativas desta ferramenta no ensino e também a inserção das teorias pedagógicas na produção e uso desses Ambientes Educacionais. Buscou-se um Ambiente Computacional que fosse adequado às condições presentes no local da pesquisa, por isso foi feito uma busca de ferramentas de avaliação de Softwares Educacionais e aplicou-se no ambiente utilizado no trabalho, encontrando-se assim as características ergonômicas e pedagógicas deste instrumento. Espera-se que este trabalho possa trazer uma luz àqueles que pretendem iniciar o uso da informática para o ensino da Química ou de alguma outra disciplina, de maneira que não torne o aluno um mero usuário da máquina ou um instrumento de manipulação do professor.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79788
Data: 2001


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
185909.pdf 10.05Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar