Abstract:
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Essa pesquisa discute o uso das tecnologias comunicacionais na sociedade e especialmente no ambiente educacional, bem como analisa sua evolução histórica nos contextos mediáticos. Chegando ao início do século XXI, nos deparamos com um modelo que efetua o agrupamento de todas as tecnologias anteriores, em uma interface mais eficaz, o computador conectado à Internet. Este oferece todas as possibilidades já exploradas nos outros meios precedentes, operando uma ultrapassagem: a possibilidade de interação e a velocidade com que a troca de informações ocorre. Partindo do pressuposto que essa nova tecnologia pode dinamizar o processo ensino-aprendizagem, buscou-se formas e aplicações de seu uso em sala de aula. Assim, construiu-se o projeto Leitura e produção em meio eletrônico, desenvolvido no decorrer do ano de 1999, em uma escola pública do Estado de Santa Catarina, com alunos do 2° grau. O objetivo principal foi explorar as possibilidades de uso dos recursos tecnológicos na educação, utilizando o computador como ferramenta auxiliar no processo de construção do conhecimento, como um meio para alargar os domínios da leitura e da produção, aberto às experiências, seja através da simulação, de ensaio e erros ou da exploração livre. Tal inserção da tecnologia no ambiente educacional deu-se através da produção de páginas Web, dando enfoque à linguagem de comunicação que utiliza o uso combinado de escrita, imagem e som - o hipertexto - observando-se a ideologia desse mecanismo de informação. Uma pesquisa divulgada no site http://www.geocities.com/Athens/Pantheon/2990 |