Abstract:
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O objetivo deste trabalho consistiu em identificar as articulações entre as Empresas Juniores (EJ) da UFSC e a política educacional implementada nos anos 90 relativa, principalmente, às universidades públicas, no contexto das orientações do Banco Mundial para o ensino superior dos países periféricos.Através de revisão bibliográfica e dos documentos referentes às políticas educacionais e universidade pública, compomos uma breve caracterização do atual quadro das universidades públicas no que se refere às questões de financiamento, autonomia e avaliação. Além dos materiais das próprias Empresas Juniores, realizamos entrevistas com representantes da Federação das Empresas Juniores do Estado de Santa Catarina e com as principais EJ da Universidade Federal de Santa Catarina.Como resultado, apresentamos uma análise das identidades existentes fundadas em elementos da política educacional. Através dos processos de avaliação e das características das EJ, identificamos a construção de uma perspectiva de educação empreendedora por parte do MEC.Porém, o que ficou mais evidente foi que o mercado de trabalho tem sido o maior determinante para o desenvolvimento das EJ. |