Abstract:
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O presente trabalho investigou as diferentes etapas de um programa de intercâmbio cultural, à luz dos pressupostos da Psicologia Intercultural e da Educação Intercultural, a fim de averiguar quais estratégias de aculturação são utilizadas pelos intercambistas e formas de otimizá-las. Foram aplicados questionários com o suporte do WHO Cross-National Survey (Sam, 1994a)Stressful Acculturation Experience (Sam, 1991c) Acculturation Attitude Scales (Berry, 1992) e o Ethnic Self-Identity (Drieger, 1976). Os dados levantados permitem identificar as expectativas de pais e intercambistas no período pré-embarque e a realização das mesmas no período decorrente e ao final do intercâmbio (aquisição lingüística, tornar-se mais responsável, independente, flexível, tolerante); os sintomas psicossomáticos presentes nos primeiros meses de adaptação (excesso de sono, cefaléia, dor nas costas, irregularidade intestinal); bem como as áreas onde se concentram as maiores dificuldades (adaptação às regras do hospedeiro, alimentação, diferenças culturais e idioma) e os recursos utilizados pelos adolescentes para superá-las. Dentre as estratégias de aculturação formuladas por Berry, encontramos nos resultados da pesquisa a separação como a escolha principal dos sujeitos investigados. |