Abstract:
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Esta tese teve por objetivo pesquisar e aplicar novas tecnologias (infotecnologias) no processo de ensino-aprendizagem de Desenho Técnico Mecânico, procurando-se desenvolver um aplicativo computacional que usa tecnologias educacionais de última geração, com um suporte pedagógico fundamentado na teoria de Vygotsky, a fim de se promover uma dinâmica nova nesta disciplina ministrada nos cursos de Engenharia Mecânica e de Engenharia de Produção. Ao se utilizar este modelo deve-se procurar estimular um ambiente colaborativo, com uma interação plena entre os estudantes e o professor, cujo papel será de um orientador e mediador do processo de ensino-aprendizagem e, o computador, um aliado importante neste processo. Para se atingir os objetivos propostos e demonstrar as hipóteses desta tese, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre: os fundamentos teóricos e práticos da Psicologia de Vygotsky, uma investigação do passado, da situação atual e das perspectivas do ensino de Desenho Técnico Mecânico, em seguida a revisão se encaminhou para uma fundamentação tecnológica da tese, que compreendeu os sistemas CAD, a Realidade Virtual, o Ensino à Distância, e sua correlação com a Internet/WWW e a Informática na Educação. Podem-se destacar as seguintes conclusões a que se chegou com a pesquisa efetuada: A disciplina escolhida, devido ao seu caráter normativo, facilitou o desenvolvimento do aplicativo e pode facilitar sua implementação; O aplicativo desenvolvido mostrou-se exeqüível, é viável e pode facilitar o trabalho dos professores e estudantes do domínio em questão; O aplicativo pode contribuir para uma renovação e atualização do processo de ensino-aprendizagem em cursos de Engenharia; A revisão bibliográfica empreendida pode contribuir para futuros estudos nas áreas pesquisadas; A utilização de ferramentas de última geração e de novas tecnologias em Realidade Virtual, CAD, EAD, Internet/WWW, Informática educativa, propiciam uma maior sintonia entre o processo de ensino-aprendizagem de Desenho Técnico e a evolução tecnológica atual; O aplicativo obteve boa receptividade por parte dos professores especialistas no domínio representado, o que igualmente se espera dos estudantes de Engenharia, devido a interação entre computador e educação; O experimento educacional desenvolvido, pode ser aplicado para estudantes de cursos técnicos, com as devidas adaptações; A interface do ambiente é ergonômica, o que facilita sua utilização, mesmo para usuários que não tenham maiores conhecimentos de informática. Desta forma, será possível tornar o estudante apto a avaliar e orientar a execução de representações gráficas de cortes e seções, renovar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina Desenho Técnico Mecânico, incluindo a computação gráfica e outras tecnologias de última geração, visando uma maior abrangência na utilização do instrumental e maior adequação as necessidades impostas pelo mercado profissional. |