Aprendizagem mediada por computador: uma proposta para desenho técnico mecânico

DSpace Repository

A- A A+

Aprendizagem mediada por computador: uma proposta para desenho técnico mecânico

Show full item record

Title: Aprendizagem mediada por computador: uma proposta para desenho técnico mecânico
Author: Silva, Julio Cesar da
Abstract: Esta tese teve por objetivo pesquisar e aplicar novas tecnologias (infotecnologias) no processo de ensino-aprendizagem de Desenho Técnico Mecânico, procurando-se desenvolver um aplicativo computacional que usa tecnologias educacionais de última geração, com um suporte pedagógico fundamentado na teoria de Vygotsky, a fim de se promover uma dinâmica nova nesta disciplina ministrada nos cursos de Engenharia Mecânica e de Engenharia de Produção. Ao se utilizar este modelo deve-se procurar estimular um ambiente colaborativo, com uma interação plena entre os estudantes e o professor, cujo papel será de um orientador e mediador do processo de ensino-aprendizagem e, o computador, um aliado importante neste processo. Para se atingir os objetivos propostos e demonstrar as hipóteses desta tese, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre: os fundamentos teóricos e práticos da Psicologia de Vygotsky, uma investigação do passado, da situação atual e das perspectivas do ensino de Desenho Técnico Mecânico, em seguida a revisão se encaminhou para uma fundamentação tecnológica da tese, que compreendeu os sistemas CAD, a Realidade Virtual, o Ensino à Distância, e sua correlação com a Internet/WWW e a Informática na Educação. Podem-se destacar as seguintes conclusões a que se chegou com a pesquisa efetuada: A disciplina escolhida, devido ao seu caráter normativo, facilitou o desenvolvimento do aplicativo e pode facilitar sua implementação; O aplicativo desenvolvido mostrou-se exeqüível, é viável e pode facilitar o trabalho dos professores e estudantes do domínio em questão; O aplicativo pode contribuir para uma renovação e atualização do processo de ensino-aprendizagem em cursos de Engenharia; A revisão bibliográfica empreendida pode contribuir para futuros estudos nas áreas pesquisadas; A utilização de ferramentas de última geração e de novas tecnologias em Realidade Virtual, CAD, EAD, Internet/WWW, Informática educativa, propiciam uma maior sintonia entre o processo de ensino-aprendizagem de Desenho Técnico e a evolução tecnológica atual; O aplicativo obteve boa receptividade por parte dos professores especialistas no domínio representado, o que igualmente se espera dos estudantes de Engenharia, devido a interação entre computador e educação; O experimento educacional desenvolvido, pode ser aplicado para estudantes de cursos técnicos, com as devidas adaptações; A interface do ambiente é ergonômica, o que facilita sua utilização, mesmo para usuários que não tenham maiores conhecimentos de informática. Desta forma, será possível tornar o estudante apto a avaliar e orientar a execução de representações gráficas de cortes e seções, renovar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina Desenho Técnico Mecânico, incluindo a computação gráfica e outras tecnologias de última geração, visando uma maior abrangência na utilização do instrumental e maior adequação as necessidades impostas pelo mercado profissional.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79603
Date: 2001


Files in this item

Files Size Format View
180251.pdf 2.097Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar