Abstract:
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É evidente que as tecnologias vem revolucionando a sociedade e, estar em constante processo de aprendizagem tornou-se condição obrigatória tanto para inserir-se profissionalmente no mercado de trabalho como para nele permanecer. Neste contexto a educação profissional assume lugar de destaque no redimensionamento da relação homem-trabalho. Neste trabalho procurou-se comprovar a hipótese de que a educação a distância é uma estratégia de ampliação das possibilidades de acesso à educação, mais especificamente na educação profissional de nível básico, frente as limitações dos sistemas de ensino presenciais. Para tanto, a partir de um embasamento teórico sobre Educação a Distância, Andragogia, Educação Profissional e Avaliação de Projetos, partiu-se para um Estudo de Caso, realizando avaliação de um curso de educação profissional básica na modalidade a distância. Neste estudo utilizou-se a avaliação como geração de conhecimento e fornecimento de subsídios em apoio à tomada de decisão na implementação e aprimoramento do programa. Por meio deste estudo, além de comprovar a hipótese, pode-se perceber a necessidade da criação de uma cultura institucional de avaliação sendo que a avaliação de projetos educacionais é ainda incipiente e caracterizada pela diversidade de abordagens. |