A trajetória de um provedor de acesso à internet: o caso da Interaccess no período de 1995 a 2001

DSpace Repository

A- A A+

A trajetória de um provedor de acesso à internet: o caso da Interaccess no período de 1995 a 2001

Show full item record

Title: A trajetória de um provedor de acesso à internet: o caso da Interaccess no período de 1995 a 2001
Author: Fonseca, Guilherme de Souza
Abstract: Este trabalho tem por objetivo descrever e analisar o processo de adaptação estratégica da InterAccess, empresa provedora de acesso à Internet, ao longo do período de 1995 a 2001. Busca-se compreender a trajetória da empresa e a forma com que ela se adaptou ao mercado, que é recente, extremamente dinâmico e turbulento. É desenvolvido um estudo de caso longitudinal e de natureza qualitativa. O período estudado compreende o início da Internet comercial no Brasil em 1995 até os dias atuais. Os dados são obtidos de fontes primárias, através da observação participante e de entrevistas com pessoas atuantes na área de Internet. Para a coleta dos dados secundários foi utilizada a análise de documentos e artigos em jornais e revistas. De acordo com a análise dos dados, foram definidos quatro períodos com características bastante distintas e foram analisadas as estratégias da empresa em cada um desses períodos, levando-se em conta o processo, a história e o conteúdo. Como resultado obteve-se um quadro que resume os quatro períodos, a saber: implantação da InterAccess, concorrência dos grandes provedores, os provedores gratuitos e o presente. Nesse quadro o ambiente externo é analisado através da consideração das cinco forças competitivas de Porter. Estão listadas também as principais mudanças internas, fatos relevantes e estratégias da InterAccess em cada período. A análise do quadro mostra o surgimento, de forma emergente, de uma estratégia de diferenciação, tornando-se uma das características marcantes da empresa. Estão evidenciadas as parcerias para captação de clientes e redução de custos operacionais. O trabalho traz um exemplo prático de como uma pequena empresa pode se manter atuante em um mercado altamente competitivo e dinâmico, compensando a desvantagem financeira em relação a grandes grupos através da implantação de estratégias adequadas.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79523
Date: 2001


Files in this item

Files Size Format View
185359.pdf 3.813Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar