Abstract:
|
O desenvolvimento da indústria e o aumento da competitividade conduziram as organizações à profissionalização total de suas atividades. A garantia da permanência no mercado de um determinado produto ou empresa se faz hoje pela capacidade de inovação, absorção de tecnologia, nível de qualidade e preço adaptado às necessidades do mercado. A terceirização aparece então como fator importante para a adequação da missão da empresa à viabilidade econômico-funcional dos processos produtivos. O setor automotivo é na atualidade um dos ramos produtivos mais sintonizados com a utilização de serviços e produtos de terceiros. A confiabilidade nos serviços oferecidos por este tipo de empresa se faz em grande parte, pela qualidade dos equipamentos apropriados é ponto fundamental para o sucesso deste tipo empresa. O alto valor de aquisição de equipamentos para terceirização de serviços no setor automotivo exige dos administradores destas terceirizadas critérios fundamentados de decisão. Afim de facilitar tal escolha propõe-se a construção de um modelo consistente para avaliação de alternativas potenciais de compra de centro de usinagem existentes no mercado. O presente trabalho irá utilizar a metodologia multicritério de apoio à decisão, para a construção de um modelo de seleção/avaliação de centros de usinagem para uma central de usinagem, englobando aspectos objetivos e subjetivos, onde serão contempladas quase duas centenas de variáveis quantitativas e qualitativas, objetivando racionalização de relação custo-benefício presente no processo de aquisição de tal equipamento. |