Abstract:
|
A informática está num estágio avançado de desenvolvimento, porém alguns problemas ainda são difíceis de resolver, pois envolvem conhecimentos e experiência acumulados para a detecção de particularidades. Umas das áreas mais afetadas por esse problema é a área de psicologia, pois exige que um profissional capacitado veja o comportamento e as reações do seu paciente para poder chegar a um diagnostico. Nessa área podemos citar a síndrome da dislexia, que é um distúrbio relativamente comum em crianças que pode ser detectado na fase de alfabetização, não existindo nenhuma ferramenta de software especializada para auxiliar ao diagnóstico desta. O que o trabalho a seguir sugere é a criação de um sistema especialista capaz de fazer um pré-diagnóstico de dislexia em crianças. O objetivo deste trabalho é principalmente desenvolver uma ferramenta lúdica de avaliação, levando em conta os sintomas da dislexia e identificando os principais modelos utilizados no diagnostico deste distúrbio. Este trabalho foi desenvolvido em forma de pesquisa descritiva, pois pretende mostrar o ponto de vista de profissionais que atuam na área de psicologia e educação, também de forma pratica, pois prevê o desenvolvimento do software para demonstrar o conteúdo adquirido, alem de ter um cunho exploratório, pois não existe no Brasil qualquer software semelhante. |