Abstract:
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O referencial teórico, deste estudo se desenvolveu a partir da caracterização do cenário econômico-social e tecnológico, propiciador do surgimento do teletrabalho. Em seguida, fez-se uma analise das mudanças ocorridas no ambiente organizacional, na sua cultura e no processo informacional, por ser a informação a principal matéria prima dessa nova modalidade de trabalho. Houve, inclusive, mudanças no seu tratamento e disseminação pelas organizações, deixou de ser linear para tornar-se compartilhada pelos elementos da empresa, sem fronteiras espaciais e temporais. A discussão sobre a informação incluiu aspectos ligados à tecnologia, e à sua segurança. Prosseguindo, discutiu-se a caracterização do teletrabalho: seus conceitos, modalidades, vantagens e desvantagens, sempre tendo como base o processo de virtualização. A investigação dos impactos percebidos no setor de telecomunicações forneceu elementos para avaliação do teletrabalho, que se deu através de entrevistas realizadas com os empregadores e teletrabalhadores de empresas, onde se faz presente a sistemática do teletrabalho e que permitiram inferências sobre os impactos percebidos. Nas conclusões, comparam-se os impactos referenciados na bibliografia com os levantados nas empresas de telecomunicações, sinalizando, ao final, novos rumos para a continuidade de pesquisas nessa área. |