Abstract:
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Este trabalho tem por objetivo avaliar se as Tecnologias de Informação e Comunicação contribuem para a construção do conhecimento numa instituição de ensino superior, numa abordagem a partir do modelo de Nonaka e Takeuchi. Para o desenvolvimento da presente pesquisa foram analisadas as páginas da Internet e da Intranet da UEM, bem como se aplicou um questionário estruturado numa amostra cuja característica, além de ser funcionário da Universidade Estadual de Maringá, deveria ser integrante da Carreira Técnico-Administrativa, com cargo pertencente às classes VII e VIII desta Carreira. A presente pesquisa caracterizou-se como exploratória e descritiva e foi realizada sob os moldes de estudo de caso, tendo se constatado que as tecnologias de Informação e Comunicação não têm contribuído para a construção do conhecimento, no modelo proposto por Nonaka e Takeuchi, principalmente pelo fato de a Instituição não possuir a estrutura mínima necessária para isso. Faltam aplicativos disponibilizáveis aos seus clientes e padronização/manualização, o que impossibilita a interatividade entre os funcionários, onde esses possam trocar experiências e conhecimento com agilidade e dinamismo. |