Abstract:
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O cluster industrial de Arapongas é o principal arranjo político do Paraná, apresentando 145 empresas, empregando 5,8 mil empregados e um faturamento de R$ 370.345.237,00 em 1999, sua produção é vendida quase que totalmente ao mercado interno. Apresenta algumas características positivas: disponibilidade de mão de obra experiente e especializada; produtos de boa qualidade voltados para o mercado nacional; presenças de algumas instituições de apoio cooperando com o arranjo; introdução de novos; introdução de novos processos de produção; atualização tecnológica, insumos máquinas e equipamentos. Estão presentes também, algumas características negativas: design não avançado; poucas relações em empresas fornecedoras dentro do arranjo; relações de cooperação com concorrentes não intensa; distanciamento do padrão de concorrência interno; fornecedores fora da região. Diante do panorama apresentado sugere-se algumas ações estratégicas e políticas de promoção que dinamizem o arranjo, buscando relações mais consistentes entre os agentes, capacitando-os para que desenvolvam processos sustentáveis de avanços qualitativos e quantitativos, baseados tanto na competitividade empresarial quanto na competência social.O cluster industrial de Arapongas é o principal arranjo político do Paraná, apresentando 145 empresas, empregando 5,8 mil empregados e um faturamento de R$ 370.345.237,00 em 1999, sua produção é vendida quase que totalmente ao mercado interno. Apresenta algumas características positivas: disponibilidade de mão de obra experiente e especializada; produtos de boa qualidade voltados para o mercado nacional; presenças de algumas instituições de apoio cooperando com o arranjo; introdução de novos; introdução de novos processos de produção; atualização tecnológica, insumos máquinas e equipamentos. Estão presentes também, algumas características negativas: design não avançado; poucas relações em empresas fornecedoras dentro do arranjo; relações de cooperação com concorrentes não intensa; distanciamento do padrão de concorrência interno; fornecedores fora da região. Diante do panorama apresentado sugere-se algumas ações estratégicas e políticas de promoção que dinamizem o arranjo, buscando relações mais consistentes entre os agentes, capacitando-os para que desenvolvam processos sustentáveis de avanços qualitativos e quantitativos, baseados tanto na competitividade empresarial quanto na competência social. |