Abstract:
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Através do cenário do porto de Paranaguá-PR, esta dissertação buscará posicionar o ramo portuário dentro da escala logística global, evidenciando o caso de posições de estoques negativos que ocorrem em diversos pontos do processo e como e porquê essas posições ocorrem. Os estoques negativos são gerados no decorrer do sistema em virtude das saídas extras embarcadas, a pedido de um terminal específico à outros terminais, devido ao fato do mesmo não possuir a mercadoria à tempo para a logística da navegação. Também objetivará caracterizar com extrema "nuance", os diversos assuntos que podem ser pesquisados dentro deste ramo e como cada um deles cria e compõem o cenário portuário. O Brasil tem apresentado nos últimos anos um destacado crescimento no ramo das exportações de grãos decorrente de diversos fatores econômicos. Estes fatores são principalmente visualizados a partir da histórica abertura de mercado ocorrida na década de 90, bem como após a elevação da qualidade de nossos produtos agropecuários. Atrelado a este crescimento contínuo, o ramo portuário tem sido exigido com maior destaque para responder e sustentar economicamente toda uma rede mercantil de processos necessários para a efetivação das operações de armazenagem e despacho desses grãos. Porém, a cadeia logística e administrativa das empresas portuárias, ao mesmo tempo que é ampla monetariamente, apresenta-se limitada operacionalmente em virtude da falta de condições de processos e recursos humanos, tornando as atividades aquém das necessidades de controle. Incluída nesta limitação, está a atividade do controle de estoques de grãos, que acaba sendo realizada de forma precária, muitas vezes ajustada aos vícios e problemáticas da rotina, justificados pelo simples argumento de difícil solução. De acordo com os estudos realizados, soluções bastante simples podem ser implementadas para atingir um grau de satisfação positiva quanto ao controle de estoques a granel. A síntese da solução está focada em registrar-se no banco de dados dos estoques as transações de empréstimo temporário, sincronizando-se assim os controles lógicos com as movimentações físicas. Um ponto importante a ressaltar é o emprego da Tecnologia da Informação para registro destas transações, através de um sistema que possa ser desenvolvido voltado ao ramo portuário, principalmente quanto ao uso da internet. |