Abstract:
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É objeto de análise deste estudo o ensino da Língua Portuguesa como meio de apropriação e construção de conhecimento, através da linguagem oral e escrita, das práticas de leitura, de produção e reestruturação de texto. A opção por realizar a pesquisa no contexto de uma sala de aula permitiu a análise dos processos de interação verbal entre professor/alunos e entre alunos, revelando os diferentes elementos que constituem o trabalho pedagógico. No sentido de elaborar um planejamento de intervenção, fez-se necessário realizar a observação da prática pedagógica da professora, como também dos desejos dos alunos, para a partir daí estabelecer uma metodologia embasada nos constritos teóricos da psicologia histórico-cultural e dos estudos da linguagem, particularmente a teoria de enunciação de Baktin. Conforme esses referenciais, os processos de interação sociais desencadeiam a elaboração do conhecimento pela mediação do outro e da linguagem. A aplicação, portanto, da metodologia proposta pela pesquisadora, em conjunto com a professora, em uma 5ª série do Ensino Fundamental, da rede particular de ensino do município de Lages/SC, propiciou um rápido retorno por parte dos alunos e da professora com conseqüentes mudanças de atitudes em relação ao trabalho escolar. Espera-se, com a elaboração deste trabalho, oferecer elementos que venham a contribuir positivamente na ação pedagógica de professores de Língua Portuguesa, no contexto de sala de aula. |