Abstract:
|
O objetivo deste trabalho é desenvolver um processo de inteligência competitiva, utilizando a Internet como ferramenta, e aplicá-lo em um estudo multicaso. Este objetivo decorre da questão: como tornar a Internet uma ferramenta efetiva para a inteligência competitiva? A metodologia foi desenvolvida em 3 etapas: 1. Fundamentação teórica e construção do modelo; 2. Aplicação em um estudo de caso, como projeto piloto, no Núcleo de Estudos em Inovação, Gestão e Tecnologia de Informação (IGTI) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina; 3. Verificação da aplicabilidade em 3 estudos de caso, nas organizações: Dígitro Tecnologia Ltda.; Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e o Laboratório de Automação, Controle e Otimização de Processos (LCP) vinculado ao Departamento de Engenharia Química e de Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina. Concluindo, pode-se afirmar que, pelos casos estudados, foi possível vislumbrar a possibilidade efetiva de utilização do processo proposto em diferentes tipos de organizações. Estes resultados confirmam a necessidade de formalização do uso da informação nas organizações. |