Abstract:
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Este trabalho de dissertação descreve a caracterização do comportamento mecânico de materiais granulares, enfatizando a obtida por procedimentos de retroanálise, a fim de estimar um intervalo de módulo elástico "in situ" da camada granular mais empregada nos pavimentos rodoviários brasileiros, a de Brita Graduada. A pesquisa foi desenvolvida utilizando-se dos dados obtidos durante a construção da obra de duplicação da BR-101/SC - Lote 08 (Trecho Biguaçu - Palhoça). Os dados de bacias de deflexão analisados foram levantados com a Viga Benkelman sobre a camada de brita graduada e sobre a de pré-misturado a quente. .As retroanálises foram realizadas empregando os programas ELSYM5 e KENLAYER e são analisados conjuntamente para efeito de comparação. Para complementar as análises dos dados deflectométricos, foram realizados ensaios dinâmicos de laboratório em amostras coletadas da pedreira, de forma a poder se comparar os módulos elásticos obtidos nas retroanálises das bacias de deflexão com os módulos de resiliência de laboratório |