Abstract:
|
Este estudo teve como objetivo geral identificar as estratégias competitivas adotadas pelas empresas do setor hoteleiro do município de Itapema/SC. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e como técnica de coleta de dados utilizou-se a entrevista. O trabalho procedeu-se inicialmente com uma revisão bibliográfica acerca das principais idéias sobre estratégias, competitividade e indicadores de competitividade. Também foram apresentados temas relacionados aos serviços, turismo e a empresa hoteleira. Foi dada ênfase ao turismo porque as empresas hoteleiras (objeto de estudo desta dissertação) fazem parte do produto turístico e também da oferta de hospedagem. A pesquisa permitiu constatar que as empresas que constituem o setor hoteleiro do município recorreram aos diversos tipos de estratégias, sendo a liderança em custo e a estratégia prospectiva as mais freqüentes. Pelo que pôde-se verificar na pesquisa efetuada, a competição entre as empresas do setor é bastante acentuada e mesmo as empresas que adotam a estratégia de diferenciação devem fazê-la ao menor custo. De uma forma geral, observou-se que a elevada sazonalidade da demanda torna obrigatória a atração do maior número possível de hóspedes, o que sugere uma conduta intensiva de serviço relativamente diferenciado e com menor custo |