Abstract:
|
O presente trabalho apresenta o atual modelo de ensino formal com relação a abordagem de temas ambientais e à formação de valores necessários à pratica da cidadania, propondo-se a verificar se os professores de instituições públicas e particulares de ensino fundamental e médio vêm trabalhando estas temáticas e como está se dando este processo. Procura, também, criar subsídios à construção de metodologias para a capacitação de professores das diversas áreas do conhecimento na abordagem do tema meio ambiente, apoiadas no princípio da Transversalidade e da Interdisciplinaridade, visto que os resultados da pesquisa realizada neste trabalho apontam uma lacuna na formação dos professores, que, de acordo como os antigos paradigmas, tiveram uma formação de especialistas, voltada apenas a sua área de conhecimento, desarticulada do todo. Assim, ao término do trabalho, procura-se mostrar a importância da sensibilização e da conscientização do público-alvo a fim de garantir o seu comprometimento com a questão do meio ambiente, buscando a formação de um cidadão autônomo, crítico e participante na sociedade onde está inserido. |