Abstract:
|
Trabalho desenvolvido com o objetivo de identificar qual tipo de comportamento estratégico é predominantemente adotado por organizações de médio porte da indústria de plásticos de Santa Catarina. Como objetivos específicos, procurou-se: confrontar o modelo teórico de Miles e Snow (1978) com a realidade observada nas organizações estudadas; caracterizar, estruturalmente, as empresas estudadas; e, descrever e analisar as dimensões que caracterizam o comportamento estratégico, segundo a visão dos dirigentes pesquisados. Realizou-se um estudo descritivo de multicasos, em duas fases. A primeira envolveu todas as organizações de médio porte da indústria. Na segunda fase, foi realizado um estudo de caso em uma das organizações participantes da primeira etapa, a fim de aprofundar a análise e ampliar o foco de coleta de dados. Como resultado global da coleta de dados, identificou-se que, conforme a tipologia de Miles e Snow, a grande maioria se auto-define como prospectora. Entretanto, a análise particular das onze dimensões caracterizadoras do comportamento estratégico, evidenciou divergências entre o perfil identificado, separadamente, em cada uma das dimensões estudadas. |