Abstract:
|
O trabalho apresenta uma metodologia para a construção de um programa educacional, fornecendo elementos para uma reflexão sobre a necessidade de evitar catástrofes ambientais no limiar do século XXI e para a resolução de problemas da comunidade rural na micro-região do Vale do Sapucaí. A prioridade será dada à educação aberta e continuada como projeto de educação à distância, baseado principalmente em um programa de jornalismo radiofônico, pois, neste contexto social, considera-se que ainda é o rádio o veículo com maior potencial de ação pedagógica continuada no processo de globalização. Utilizando a metodologia de "estudo de caso", através de conhecimento "in loco", entrevistas com agricultores e pesquisas de dados disponíveis em organismos governamentais ou não-governamentais constatou-se que a região em estudo possui um relevo acidentado, adota uma economia agrícola, a qual é exercida por pequenos agricultores, na sua maioria proprietários de lotes médios de terra, com pouco acesso a informações especificas para o manejo desse tipo de solo.O rádio viabiliza a democratização do acesso a informações ambientais. Também pode mobilizar iniciativas da comunidade, de órgãos governamentais e não governamentais, para a implantação e aperfeiçoamento de práticas capazes de melhorar ao mesmo tempo a preservação ambiental e a produtividade da região.O trabalho é norteado por princípios pedagógicos e tecnológicos, com vista à preservação da vida, melhoria das condições de vida e instauração de um desenvolvimento auto-sustentável enfocando as diversas etapas, planejamentos, recursos necessários e agentes envolvidos. |