Contribuições do design na produção de software educacional

DSpace Repository

A- A A+

Contribuições do design na produção de software educacional

Show full item record

Title: Contribuições do design na produção de software educacional
Author: Fenner, Rita de Cássia
Abstract: O presente trabalho apresenta as contribuições que o design pode oferecer ao desenvolvimento de softwares educacionais. Constata que os meios e processos vêm se modernizando pelo emprego da tecnologia digital e trazem muitas vantagens quando utilizados na área educacional. O presente estudo apresenta o design como uma importante ferramenta na tradução e antecipação das necessidades do usuário do futuro, procurando identificá-lo de forma genérica como aquele(a) aprendiz potencial que irá utilizar o produto software educacional. Conceitua design e refere-se a ele como uma ação inovadora que visa atender os interesses da comunidade de usuários tendo como meta sua satisfação: produtos são inventados, projetados, produzidos, distribuídos, comprados e utilizados para atender as necessidades de usuários potenciais. Este trabalho procura destacar a importância do profissional de designer estar presente durante o processo de desenvolvimento de projetos de produtos na área de software educacional. Da mesma forma, ressalta a importância do design gráfico de interfaces, contribuindo para uma reflexão consciente sobre como delimitar os objetivos que auxiliarão na concepção de um ambiente de aprendizagem efetivo. Nesse ponto, apresenta a noção de metáfora de trabalho e de que forma a informática poderá contribuir para o alcance dos objetivos de ensino. Também examina o processo de desenvolvimento de aplicativos envolvendo a engenharia de software, estimulando a aplicação dos princípios fundamentais, metodológicos e de revisão lá adotados. Ressalta, ainda, as perspectivas do software educacional, como auxiliar no desenvolvimento do raciocínio, possibilitando a apresentação de situações-problema de forma mais realistas, bem como a flexibilização de tempo e local de aprendizagem. Finalmente, reafirma as potencialidades do design de software como um novo e promissor campo de trabalho, que ainda não é bem definido ou compreendido por profissionais de outras áreas.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79032
Date: 2000


Files in this item

Files Size Format View
176314.pdf 567.3Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar