Abstract:
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O Movimento de Reorientação Curricular - MRC, particularmente o Grupo de Formação (GF) de Ciências, e sua influência na prática educativa cotidiana de um grupo de professoras de 5ª à 8ª séries, da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (RME), constituiu o objeto de estudo desta dissertação de mestrado em Educação e Ciência. O principal objetivo foi investigar como este processo vivenciado no período de 1993/96 pelos professores vem se traduzindo, atualmente, e como os mesmos estão lidando com as mudanças de encaminhamento da SME, devido à mudança de Administração Municipal. Foi preciso contextualizar este processo de formação continuada realizado na RME para evidenciar como foi proposta e realizada essa trama de ações que compôs o MRC, destacando-se os GF de Ciências como uma dessas ações e jamais como algo isolado desse amplo contexto. A pesquisa implicou em análise de textos e documentos produzidos durante a Administração Popular, no sentido de investigar as concepções que pautaram esse processo, descrito pelo discurso oficial da SME. Ao finalizar o trabalho, faço algumas considerações de indicativos que possam favorecer a manutenção de um processo de formação continuada, assim como destaco características que nortearam o MRC, e que poderão respaldar futuros processos de formação continuada. |