Abstract:
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O objetivo deste estudo é propor um modelo organizacional para empresas que tem a Internet como ambiente transacional. Para isto são revistos conceitos nas áreas de estratégia, microeconomia, marketing, arranjo organizacional, inovação e indicadores de desempenho; combinados, estes elementos compõem a base do modelo proposto. O modelo é então aplicado à elaboração de dois estudos de caso de caráter histórico longitudinais, baseados em empresas que utilizam a Internet como ambiente transacional; ambas as empresas analisadas foram criadas tendo em vista a exploração das novas oportunidades organizacionais apresentadas pela Internet. Ambos os estudos de caso elaborados apresentam grande aderência com o modelo proposto, e desta forma, o mesmo apresenta as seguintes contribuições: pode servir como base para a formulação e implementação de estratégias e estabelecimento de redes de indicadores para empresas que já utilizam ou pretendem utilizar a Internet como ambiente para a realização de transações; pode servir também como base para estudos futuros, que pretendam aprofundar-se no tema proposto, e finalmente, pode servir como referência à todos aqueles que consideram a Internet uma poderosa ferramenta para a construção de novas formas de comunicação, sejam elas interpessoais ou interorganizacionais. |