Abstract:
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A presente pesquisa se propôs a investigar a necessidade do estudante de engenharia sentir-se motivado para as disciplinas envolvendo conteúdos de Direito. A investigação se preocupou em fazer um levantamento perante as Instituições Federais de Ensino Superior para detectar em quais delas são ofertados os Cursos de Engenharia Civil, Elétrica e Mecânica. Com estes dados procurou-se saber se, nesses currículos, existia disciplina relacionada com o direito e suas respectivas ementas. Utilizou-se de questionários, envolvendo alunos e engenheiros, docentes ou não, para detectar a importância e aplicação do estudo do Direito para sua vida profissional. Foram abordadas as dificuldades que os engenheirandos possuem frente à necessidade de um conhecimento interdisciplinar, principalmente no que tange às disciplinas relacionadas à área de humanas e, em especial, o estudo do Direito. A motivação do aluno para tais disciplinas foi analisada por diversas abordagens para, ao final, através de estudo de casos, detectar serem as tecnologias educacionais facilitadoras neste processo ensino/aprendizagem. |