Análise das expectativas e motivações do ensino jurídico em cursos de engenharia: um estudo de caso em Curitiba/PR

DSpace Repository

A- A A+

Análise das expectativas e motivações do ensino jurídico em cursos de engenharia: um estudo de caso em Curitiba/PR

Show full item record

Title: Análise das expectativas e motivações do ensino jurídico em cursos de engenharia: um estudo de caso em Curitiba/PR
Author: Bocchino, Leslie de Oliveira
Abstract: A presente pesquisa se propôs a investigar a necessidade do estudante de engenharia sentir-se motivado para as disciplinas envolvendo conteúdos de Direito. A investigação se preocupou em fazer um levantamento perante as Instituições Federais de Ensino Superior para detectar em quais delas são ofertados os Cursos de Engenharia Civil, Elétrica e Mecânica. Com estes dados procurou-se saber se, nesses currículos, existia disciplina relacionada com o direito e suas respectivas ementas. Utilizou-se de questionários, envolvendo alunos e engenheiros, docentes ou não, para detectar a importância e aplicação do estudo do Direito para sua vida profissional. Foram abordadas as dificuldades que os engenheirandos possuem frente à necessidade de um conhecimento interdisciplinar, principalmente no que tange às disciplinas relacionadas à área de humanas e, em especial, o estudo do Direito. A motivação do aluno para tais disciplinas foi analisada por diversas abordagens para, ao final, através de estudo de casos, detectar serem as tecnologias educacionais facilitadoras neste processo ensino/aprendizagem.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78960
Date: 2000


Files in this item

Files Size Format View
177323.pdf 0bytes PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar