Abstract:
|
A partir de um novo paradigma - nova forma de pensar o conhecer, o ensinar, as relações sujeito/objeto, a literatura, a vida -, tentamos compreender essas relações, especialmente em nosso objeto de estudo, o ensino de literatura, sob outro olhar. Vivemos a literatura? Como a vivemos? Temos nossas literaturas para vivenciá-las? O novo paradigma compreende o conhecer enquanto ação efetiva, por isso, entendemos que aprendemos literatura literando. Literar é uma ação que possibilita vivermos nossas literaturas enquanto participantes - conforme propõe o novo paradigma - e não enquanto meros espectadores. Ele nos induz a uma participação na qual instituições, docentes, discentes e literatos sejamos um sistema - como o é a literatura - para construirmos mundos de comunicação através dela. Somos convidados a literar para a melhoria de vida dos seres humanos, olhando-nos uns através dos olhos dos outros. Observando Alice no país das maravilhas - de Lewis Carrol - e movendo nosso olhar do velho paradigma cartesiano (a Literatura de toque-emboque) para as recentes teorias do paradigma do caos, da comunicação (o Jogo de literar), buscamos, como participantes de um jogo de implicações, compreender mais e melhor o "país das maravilhas" de quem aprende-ensina-aprende literatura. |