Abstract:
|
O presente trabalho apresenta a aplicação da metodologia do Gerenciamento de Processos na indústria da construção, especificamente utilizado no processo de paredes em gesso acartonado, que é um tipo de divisão interna, com o intuito de melhorar o processo executivo, como também aumentar a produtividade e qualidade do produto executado, através do uso de treinamento no próprio local de trabalho. A realização do trabalho deu-se com a aplicação da intervenção em um canteiro de obra, o qual seguiu o seguintes passos: mapeamento e estabelecimento de indicadores para conhecimento do processo, avaliação dos resultados, identificações de problemas, solução dos problemas, implantação das soluções para melhoria do processo e garantia das melhorias implementadas. Utilizando para isso o ciclo de melhoria contínua (PDCA), como também a realização do treinamento no processo (OJT - on the job training), que auxilia no aumento da capacitação da mão-de-obra. No decorrer da aplicação da metodologia do GP ocorre a necessidade da participação de todos os membros responsáveis direta ou indiretamente pelo processo, como forma de obter um resultado adequado. A qualidade na execução do serviço é analisada durante e após o serviço com a utilização de itens de verificação, como também, a propria mão-de-obra verifica a qualidade do seu serviço. O modelo aqui proposto realiza avaliações qualitativas e quantitativas que fornecem problemas a serem solucionados, isto ocorre continuamente com o objetivo de renovação das soluções encontradas anteriormente. |