Abstract:
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Este estudo tem como referencial teórico às teorias humanistas de Jean Watson e Carl Rogers que serviram de base para o desenvolvimento e análise do processo de cuidar de enfermagem, focalizando o relacionamento da equipe de enfermagem com a criança e a família no cotidiano da sala de vacinas. Considera a criança um sujeito que é capaz de vivenciar suas próprias experiências e a partir delas capacitar-se para experiências futuras. Apresenta uma proposta psicopedagógica que propõe formas de interação com a equipe a fim de produzir conhecimento em enfermagem a partir das próprias vivências e discute como este processo pode ser ampliado a outros espaços, como em situações de cuidado com a família. O estudo aponta dados sobre como as normas rígidas, criadas nos serviços de saúde, assumidas pela enfermagem, podem colocar em risco o processo de cuidar de enfermagem. Finalizando, propõe que a enfermagem utilize o espaço da sala de vacinas para observar bebês e famílias e reflete sobre comportamentos que foram levantados com relação à criança, família, enfermagem e os apresenta como fatores que promovem a saúde ou que representam risco ao crescimento e desenvolvimento da criança/família. |