Abstract:
|
O presente trabalho caracteriza-se na democratização do acesso à informática na educação: um estudo avaliativo do Proinfo - Programa Nacional de Informática Educativa. È feito num primeiro momento uma abordagem sobre o binômio: informática e educação. Também, é apresentado um quadro resumo sobre as concepções de aprendizagem e as novas linguagens, bem como o método dialético utilizado em pesquisas qualitativas. Em seguida é apresentada a experiência da Secretaria de Estado da Educação e do Desporto - SED em criar uma cultura de Educação a Distância - EAD, na formação e capacitação dos profissionais da educação pública catarinense, utilizando as teleconferências como uma das ferramentas desenvolvida em parceria com o Laboratório de Ensino a Distância - LED/ PPGEP - Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Produção da UFSC. Após é apresentada as diversas modalidades utilizadas para a capacitação continuada, presencial e a distância, as diretrizes nacional e estadual do programa Proinfo e no final, um instrumento de avaliação e definição de perfil dos profissionais que participaram da capacitação do Proinfo -Programa Nacional de Informática Educativa, no Estado de Santa Catarina, no ano de 1998, aplicado em 1999 |