Abstract:
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Esta dissertação aborda a constituição da escola alemã no Alto Vale do Itajaí e o papel, especificamente, da chamada Sociedade Escolar do Ribeirão Matador, no período entre 1892 a 1930. É focalizado o movimento de imigração européia, que dá origem à escola, uma realidade dos países industrializados da Europa. Várias famílias vindas de certas regiões do Estado de Santa Catarina colonizam o Alto Vale do Itajaí. A história evidencia que os imigrantes alemães constroem, nesta terra, relações sociais e educacionais próprias dos Estados Alemães. A formação dos descendentes dos colonos está ligada aos costumes, hábitos e cultura alemã. No Novo Mundo, os imigrantes enfrentam muitas dificuldades, inclusive a ausência de educação escolar. Para eles, a escola é fundamental na preservação de sua identidade e a de seus descendentes. Para organizar a escola, é fundada a Sociedade Escolar em Matador, que mantém um ensino semelhante ao da pátria de além-mar. Apesar das condições adversas, os imigrantes constroem, nesse Vale, relações sociais e educacionais próprias de boa parte da Europa. A escola alemã emerge em meio a contradições. Ela substitui, de certo modo, à escola pública brasileira, porque pretende preservar a comunidade alemã, ainda que em terra estrangeira. |