Um modelo de arquitetura de sistemas de informação para o setor público: estudo em empresas estatais prestadoras de serviços de informática

DSpace Repository

A- A A+

Um modelo de arquitetura de sistemas de informação para o setor público: estudo em empresas estatais prestadoras de serviços de informática

Show full item record

Title: Um modelo de arquitetura de sistemas de informação para o setor público: estudo em empresas estatais prestadoras de serviços de informática
Author: Tait, Tania Fatima Calvi
Abstract: O setor público, a despeito do decantado atraso tecnológico, apresenta, na atualidade, a necessidade de disponibilizar a informação aos cidadãos e ao nível governamental para a tomada de decisão, buscando novas tecnologias que propiciem o atendimento a estas necessidades. Novos modelos para tratar a informação têm sido propostos, sem, no entanto, considerar a estrutura particular do setor público, como a escassez de recursos financeiros e de pessoal; a mudança de governo e a conseqüente volatilização da estratégia administrativa, entre outros. Muitos destes modelos também são centrados unicamente na questão tecnológica, ignorando outras questões intrínsecas ao desenvolvimento e uso dos sistemas de informação (SI) (e.g., participação dos usuários; cultura organizacional, entre outros). Assim, esta tese propõe um modelo de Arquitetura de Sistemas de Informação (ASI) que considera as questões peculiares do setor público, as características do uso e desenvolvimento de SI neste setor, a partir da literatura e de estudos realizados em empresas públicas estaduais prestadoras de serviços de informática. O modelo proposto é baseado na linha da integração entre SI, Tecnologia de Informação e Negócios e foi estruturado segundo cinco componentes: (a) estrutura governamental (missão e cultura organizacional, planejamento e plataforma de governo); (b) serviços públicos (considerado os "negócios" da estrutura pública, com a disponibilidade de informações aos cidadãos, aos tomadores de decisão e aos técnicos administrativos do governo); (c) sistemas de informação (incluindo os sistemas transacionais ou legados e os sistemas de atendimento a secretários e ao governador); (d) tecnologia de informação (centrada na política de investimentos e nas plataformas computacionais de governos - ex: relação micro-computador e mainframe); e (e) usuários (centrado nas necessidades voltadas ao atendimento ao público - treinamento, adequação e uso dos SI). O modelo de ASI proposto foi submetido à validação por parte de empresas estaduais prestadoras de serviços de informática. Os resultados indicam a relevância da visão integrada de seus componentes, a confirmação da inadequação dos modelos existentes para a realidade pública e permitiram estabelecer estratégias de implantação do modelo de ASI, de forma a contemplar as especificidades do setor público.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78849
Date: 2000


Files in this item

Files Size Format View
172952.pdf 701.5Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar