Uma estratégia para apoiar tecnicamente empresas da região oeste de Santa Catarina no desenvolvimento de produtos

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Uma estratégia para apoiar tecnicamente empresas da região oeste de Santa Catarina no desenvolvimento de produtos

Mostrar registro completo

Título: Uma estratégia para apoiar tecnicamente empresas da região oeste de Santa Catarina no desenvolvimento de produtos
Autor: Marquezi, Sérgio Luís
Resumo: As empresas do setor eletrometalmecânico da região Oeste de Santa Catarina, que também estão inseridas na atual conjuntura econômica, globalização, apresentam dificuldades em desenvolver novos produtos e melhorar os existentes. Diversos são os fatores que dificultam as empresas realizarem este desenvolvimento, entre eles destacam-se: a falta de um centro de pesquisa regional; localização geográfica (distância aos grandes centros); dificuldade no acesso às novas tecnologias e pequena integração das empresas com entidades de conhecimento técnico e tecnológico, como por exemplo, o SENAI, UFSC e UNOESC. O presente trabalho vislumbra uma perspectiva positiva: o Desenvolvimento de Produto, pode ser discutido e colocado em prática, através da utilização de uma estratégia (modelo de um núcleo), pelas empresas do setor eletrometalmecânico da Região. Na elaboração desta estratégia, foi utilizada a estrutura organizacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, através do seu Centro de Educação e Tecnologia de Joaçaba (SENAI/JBA), localizado no município de Luzerna (SC), em razão deste centro estar fortemente ligado às indústrias brasileiras.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78822
Data: 2000


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
171925.pdf 9.564Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar