Abstract:
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As empresas de regime permanente, caracterizadas por um fluxo contínuo de atividades, não possuem como objetivo principal do seu negócio o gerenciamento de projetos. No entanto, estas organizações necessitam mudar de forma rápida e efetiva para acompanhar as tendências de mercado, atendendo e superando as expectativas dos consumidores através da otimização da relação custo x benefício de seus produtos e serviços. Para isto, necessitam lançar novos produtos antes da concorrência e alcançar os melhores níveis de desempenho relacionados à qualidade e produtividade, o que envolve agilidade e rapidez nos processos de mudança. Para atingir estes níveis de desempenho, estas organizações devem estruturar adequadamente o seu gerenciamento de projetos, aumentando assim a sua competitividade no mercado. Este trabalho apresenta um modelo para a estruturação do gerenciamento de projetos em empresas de regime permanente. Este modelo envolve basicamente a definição das etapas de planejamento (levantamento e avaliação de propostas de mudança), a definição de uma estrutura para colocar em prática os projetos aprovados e finalmente a definição de premissas básicas para se ter um gerenciamento de projetos efetivo. O modelo foi elaborado com base em pesquisas realizadas em unidades fabris de quatro grandes organizações que operam em regime permanente e com base nas teorias existentes sobre o gerenciamento de projetos e sistemas organizacionais. O modelo destaca a criação de "equipes de projetos" para a condução das atividades de mudança. Mostra também a relação entre as equipes de projetos e outros tipos de equipes dentro de uma organização de regime permanente, como os círculos de controle da qualidade e as células de produção. Através de exemplos apresenta-se a aplicação do modelo em uma das organizações pesquisadas. Pretende-se com este estudo fornecer uma fonte básica de referência para reavaliação de estruturas de gerenciamento de projetos em qualquer organização de regime permanente, bem como mostrar o alcance de novos patamares de desempenho através do gerenciamento por equipes. |