Abstract:
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Introdução. Das pequenas empresas que abrem no Brasil, 80% findam antes de completar dois anos. As razões disso são múltiplas, como a falta de conhecimentos administrativos ou de características empreendedoras em quem as conduz. Objetivo. Analisar como o (1) controle de custos, a (2) pesquisa mercadológica e o (3) perfil empreendedor contribuem para o sucesso de micro ou pequenas empresas de alimentos. Método. Desenvolve-se um sistema de gestão contemplando os três referidos itens, sendo em seguida aplicado em duas empresas (estudos de caso). Resultados. Após a implantação das ferramentas de controle de custo (a fim de auxiliar a contabilidade) e de instrumentos de pesquisa mercadológica (com o fito de prover informações) houve uma significativa melhoria na forma de gerenciamento das empresas estudadas. E a colocação do assunto do perfil empreendedor aos dirigentes das empresas permitiu-lhes descobrir seus pontos fortes e fracos e incentivou-os a aproveitar melhor aqueles e, dentro do possível, corrigir estes. Conclusão. As informações oriundas dos três itens supra-citados permitem ao gerente tomar decisões e realizar ações mais acertadas, aumentando as chances de sucesso de micro e pequenas empresas de alimentos. |