Abstract:
|
Este trabalho estuda o relacionamento entre as empresas fabricantes de veículos, situadas na região de Curitiba, com os seus fornecedores de matéria-prima, do primeiro nível. São analisados, além das formas de relacionamento adotadas por elas, os fatores que as condicionam e as tendências relativas ao abastecimento, observadas hoje. É feita uma revisão fundamentada na bibliografia iniciando-se com um breve relato histórico sobre a logística empresarial, são expostos os conceitos de Logística empresarial e de Supply Chain Management, é situado o relacionamento entre empresa e fornecedor, no contexto da logística empresarial. São abordadas detalhadamente as formas de relacionamento usuais entre as empresas e seus fornecedores, ressaltando-se os fatores que condicionam tais relacionamentos. É feito um levantamento dos indicativos a serem usados na avaliação do desempenho logístico e finalmente é abordada a forma como hoje as empresas tratam o assunto e buscam soluções para as suas situações específicas. A seguir é feito um estudo com base em uma pesquisa de campo, abrangendo as quatro montadoras locais. Conclui-se com um estudo comparativo entre a literatura pesquisada e as práticas adotadas pelas empresas, relativas aos tipos de relacionamentos e tendências acerca do suprimento físico. |