Abstract:
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Com base no referencial Histórico-Cultural, submeteu-se 140 crianças e adolescentes de ambos os sexos, na faixa etária de 7 a 14 anos, escolarizados e com competência computacional, ao desafio do jogo da distância, um software multimídia que simula uma corrida entre um maratonista, um ciclista e um automobilista, numa pista oval de 300 metros. Após escolher a modalidade de corrida, soa o toque de uma sirene, nas modalidades ramdômicas de tempo curto (2s), médio (5 s) e longo (8 s), depois do qual o sujeito move-se com o mouse pela pista marcando os espaço percorridos conforme a duração do som. Tabelas e gráficos são emitidos para análise a partir do processo estatístico da Regressão Logística. Verificou-se que 69,0% da amostra obteve êxito na integração dos conceitos de velocidade, espaço e tempo, sendo a 6ª série, aos 12 anos que concentra-se o maior percentual de integrações consideradas em conformidade com o modelo teórico utilizado (83,0%). Observou-se que o sucesso no processo de integração das variáveis é dependente dos motivos que levam os sujeitos ao jogo (lúdico, desafio e domínio de conteúdo) e que as estratégias mentais utilizadas podem ser classificadas em três grandes níveis: Cinestésicas, Lógico-Verbais e Lógico-Matemáticas. |