Abstract:
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Esta pesquisa realiza um estudo de caso da aplicação de tecnologias desenvolvidas para a Internet em atividades educacionais a distância. A vertente pedagógica de tais atividades oportuniza a abordagem sócio-cultural da produção do conhecimento e a aplicação se dá através da implantação de um ambiente virtual de aprendizagem cooperativa - na forma de um sistema computacional. Na atualidade, vários sistemas computacionais se propõem a dar suporte ao processo educativo utilizando a Internet como mídia de interação entre professores e alunos. Esses ambientes virtuais proporcionam interação, mas, por si só, não garantem interatividade entre os atores do processo educativo. Propostas como a de criação de "comunidades virtuais de aprendizagem", onde grupos de pessoas possam cooperar para gerar conhecimento apontam para a necessidade de readequação, ou mesmo criação de novos modelos, que privilegiem a comunicação e processos como a co-autoria e a produção de material didático de forma compartilhada, on-line ou não, entre outros. Na dissertação, são consolidados os fundamentos teóricos relativos aos ambientes de aprendizagem cooperativa em rede, é analisado o ferramental informático existente para suportar ambientes educacionais na Internet, visando caracterizá-los segundo as formas de acesso e de uso. Com base na fundamentação teórica e na análise das ferramentas existentes, é identificado o grupo de recursos e tecnologias que, implementadas em conjunto, constituam um ambiente capaz de suportar atividades educacionais baseadas na cooperação. Como validação, implanta-se um ambiente virtual de aprendizagem cooperativa que contempla o conjunto de recursos e tecnologias identificado e realiza-se um curso de extensão a distância. |