Programação linear aplicada ao controle do congestionamento de tráfego

DSpace Repository

A- A A+

Programação linear aplicada ao controle do congestionamento de tráfego

Show full item record

Title: Programação linear aplicada ao controle do congestionamento de tráfego
Author: Campana, Karen Farfán
Abstract: Este trabalho situa-se na área de controle de tráfego urbano em redes congestionadas, e baseia-se em um modelo de controle ótimo dos sinais de tráfego em condições de saturação. Desenvolvido por Edelbüttel e Cremer (1994), este método é baseado na limitação do ingresso de fluxo veicular numa malha viária de forma que não se violem as restrições de capacidade das vias internas desta malha. O mesmo está baseado em um esquema iterativo para buscar o valor máximo de veículos que satisfaçam condições geométricas e de movimentos da interseção, usando Programação Linear (PL). Este algoritmo possui, dentre outras, duas importantes propriedades: é possível se modificar o plano de chegadas dos veículos numa interseção, definindo-se novos volumes ótimos de veículos a serem atendidos pelas interseções precedentes e seus correspondentes tempos de verde; e permite trabalhar com filas previamente formadas, refletindo de forma mais realista condições de tráfego em uma interseção semaforizada. O principal objetivo deste trabalho é apresentar o método assim como sua implementação e os resultados obtidos por simulação para um conjunto de interseções, localizada numa das entradas do campus universitário da UFSC (entroncamento Av. Beira-Mar/Córrego Grande/Entrada leste do campus). Atualmente, esta pequena malha de semáforos não trabalha prevendo otimização da coordenação de sinais, usando apenas tempos fixos iguais cujos valores variam conforme o horário do dia, criando dificuldades em horários de congestionamento
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78592
Date: 2000


Files in this item

Files Size Format View
177512.pdf 12.91Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar