Abstract:
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O objetivo deste estudo foi identificar as dificuldades de expressão lingüística ocorrentes na exposição oral dos professores de Educação Tecnológica. Buscou, também, detectar os desvios de sintaxe e o grau de intensidade desses desvios, bem como indicar soluções potenciais para o desenvolvimento de programas de treinamento e capacitação de docentes e propor mecanismos de superação dessas dificuldades. O referencial teórico aborda, em primeiro lugar, a Educação Tecnológica, contextualizando a tecnologia como elemento diferenciador no processo de aprendizagem, o papel que desempenha no universo da educação e a contribuição dos CEFETs; a seguir, Educação e Aprendizagem, enfocando a educação como um aprendizado permanente, os eixos básicos da educação e o desempenho do professor do futuro, bem como a comunicação e a aprendizagem; em terceiro lugar, a comunicação em seus conceitos, processos, propriedades e funções da linguagem. A fonte de dados foi o CEFET-PR, Instituição que se destaca na Educação Tecnológica. O instrumento de coleta de dados foi o questionário, acompanhado do procedimento de entrevistas gravadas. A amostra foi obtida de trinta professores ligados à área de Educação Tecnológica, que atuam em sala de aula. O resultado obtido no estudo identificou a percepção consciente das dificuldades de expressão lingüística assinaladas pelos entrevistados e as percepções inconscientes detectadas pelo pesquisador. |