Abstract:
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A partir da necessidade de se conciliar educação e aspectos socioculturais com as manifestações da sexualidade na adolescência, foi desenvolvido um estudo qualitativo com o objetivo de construir uma proposta pedagógica capaz de subsidiar o educador na elaboração de programas de educação sexual para adolescentes por meio de abordagem holística e sociocultural de caráter participante. O estudo de campo foi realizado no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina com um grupo de adolescentes da 1ª série do Ensino Médio no período de Maio a julho de 2000. A técnica de campo selecionada foi a atividade-oficina por tratar-se de uma ação participante, na qual se processam a produção de conhecimento e as transformações oportunas. O grupo manifestou suas idéias por meio das falas e dos registros descritivos que viabilizaram a produção de conhecimentos básicos e aplicados. A análise de dados trouxe os temas emergentes que se constituíram em itens fundamentais e estruturantes para delinear e compor o perfil do Método de ensinar-aprender a sexualidade com o adolescente escolar. Esse método se apresenta como possibilidade de mudança, pois retrata o desejo dos adolescentes de como gostariam que os educadores mediassem o ensino de sexualidade na escola. O uso do método participante na arte de ensinar-aprender a sexualidade transcende a uma metodologia baseada apenas em transmitir informações biológicas. A dialogicidade, a musicalidade e a afetividade surgiram como componentes significativos para que se efetuasse o desenvolvimento do método. O método ainda se propõe a questionar os preconceitos e a estimular a satisfação dos envolvidos. Finalmente, o estudo revela a sexualidade dentro de uma abordagem histórico-cultural e a submete a uma dimensão pedagógica capaz de subsidiar o educador em seu processo de trabalho e a mediar a sexualidade na adolescência, de modo a transformar a representação da cultura sexual. |