Abstract:
|
O presente trabalho tem como objeto de estudo as disciplinas de Orçamento e Topografia da área de Construção Civil do CEFET-RN, que se encontra em processo de reestruturação, em especial nos seus planos de trabalho, a partir da implementação das tecnologias de informação, como a informática. O estudo baseou-se em dados secundários, sistematizados através de consultas bibliográficas, levantamento de informações socioculturais e pedagógicas dessa Instituição, e dados de pesquisa direta, obtidos através de entrevistas com coordenadores, diretores e professores dos diversos segmentos da instituição. Nesse trabalho acadêmico, evidenciaram-se mudanças nas formas de elaboração dos planos de trabalho das disciplinas acima mencionadas, pondo em tela um desenvolvimento de novas práticas pedagógicas para as mesmas. Destaca-se, também, a emergência de aspectos negativos e positivos decorrentes desse processo de informatização, bem como o desenvolvimento de atividades com o uso da informática. Diante disso, confirma-se a premissa de que a implementação do computador na sala de aula, como inovação tecnológica utilizada pelos professores, tem alterado os planos de trabalho das disciplinas. |