Abstract:
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A realização deste estudo teve como principal objetivo verificar se as empresas de médio e grande porte, participantes do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade, na região de Santa Maria, orientadas para o aprendizado organizacional, possuem práticas diferenciadas que favoreçam o desenvolvimento do conhecimento. A pesquisa, caracterizada como um estudo multicasos, envolvendo as opiniões e percepções dos dirigentes das organizações, compreendeu uma fase quantitativa e uma fase qualitativa. Na etapa inicial, foram coletados dados referentes a toda a população, visando a identificar as principais organizações orientadas para o aprendizado. Na etapa seguinte, as empresas selecionadas na primeira etapa foram investigadas quanto às práticas adotadas para a gestão do conhecimento, relacionadas ao ambiente, infra-estrutura e conhecimento, e capacidade das pessoas. Com relação às características organizacionais que favorecem a aprendizagem organizacional, os resultados demonstraram que, de modo geral, as organizações encontram-se orientadas para o aprendizado, destacando-se a clareza para definir e comunicar a visão e a capacidade de enfrentar desafios e gerar soluções próprias para atender as suas necessidades. Os dados permitiram concluir, ainda, que, em sua maioria, as organizações possuem ambiente e infra-estrutura favoráveis ao aprendizado, assim como pessoas capazes para o desenvolvimento satisfatório de suas ações. Desse modo, ao ressaltar aspectos importantes, referentes à gestão do conhecimento, os resultados da pesquisa permitiram sugerir outros estudos, visando à obtenção de um maior aprofundamento nessa questão, gerando um processo de aprendizado específico a tal contexto. |