Abstract:
|
de professores no curso de pedagogia da Universidade do Planalto Catarinense - Uniplac, Lages, Santa Catarina. O objetivo foi conhecer a concepção dos professores e alunos do curso de pedagogia sobre pesquisa e a forma como ela se materializa no referido curso. Como procedimento metodológico, utilizamos o questionário (respondido por professores e alunos do curso); a análise de documentos a respeito do curso de pedagogia da Uniplac e o estudo bibliográfico do tema em questão. Escolhemos entre os 33 professores do curso, 30 %, num total de 11 professores, levando em consideração os que lecionavam há mais tempo no curso e com maior número de aulas semanais. Na escolha dos alunos, levamos em consideração as duas turmas de estagiários, sexto e oitavo semestres de 1999, por se encontrarem no final do curso e terem melhores condições para responderem ao questionário. Dos 16 grupos de estagiários das duas turmas, solicitamos a colaboração e obtivemos disponibilidade imediata de 05 grupos do oitavo semestre e 03 do sexto. Após estudos e análise dos dados, organizamos a dissertação da seguinte forma: no primeiro capítulo foram discutidos três modelos de professor: técnico, reflexivo e pesquisador. No segundo, expusemos e analisamos a prática da pesquisa dos professores e alunos do curso de pedagogia da Uniplac, sua concepção sobre pesquisa e o que se faz de concreto em termos de pesquisa no decorrer do curso. A partir dos estudos teóricos e da pesquisa junto aos professores e alunos, no terceiro capítulo, a análise pautou-se na perspectiva da formação de professores, levando em consideração a formação pessoal e profissional do professor, o trabalho docente, as expectativas sociais sobre o trabalho docente e as aspirações dos professores e alunos sobre formação de professores. |